Organização doméstica

Organização doméstica

Organização doméstica

A organização de uma casa é algo muito importante para o bom funcionamento de uma família. Envolver as crianças nessas tarefas é uma forma de desenvolver nos mais pequenos habilidades como a gestão do tempo, organização do espaço e a responsabilidade.

Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar na organização geral da casa tendo em conta os mais pequeninos. 

Nunca nos devemos esquecer que cada criança tem o seu tempo de aprendizagem e umas podem levar mais ou menos tempo para se ajustarem a um sistema de organização, é preciso ter paciência e ser consistente na abordagem. 

 

Chegou aquela altura do ano em que fazemos as trocas das roupas e do calçado, habitual nas mudanças de estação. Podemos aproveitar para fazer uma limpeza mais profunda dos armários bem como uma seleção do que já não serve ou já não está em condições de ser usado. Pode parecer uma tarefa complicada, mas com as ferramentas corretas e de forma adequada podemos tornar a nossa vida mais fácil. 

 

 

 

 

Deixamos aqui alguns passos que podem implementar de forma a simplificar essas tarefas: 

 

Começar por retirar as roupas e sapatos dos armários, separando em três categorias / pilhas: os que serão doados, os que vão ser mantidos e os que irão ser deitados fora porque não tem hipótese de serem doados nem arranjados (pode ser por estarem estragados, rasgados ou que já não servem de tamanho).

     

         

    

 

 

Dos artigos que vamos manter, e neste artigo vamos dar destaque aos sapatos, separar por grupos: Sapatos; sandálias; chinelos; botas; …

Podemos utilizar gavetas ou prateleiras, que podem ser identificadas e são facilmente acessíveis às crianças, utilizando um protetor e colocando os sapatos mais utilizados à frente.

         

 

O sistema de organizadores próprios para calçado como caixas ou colmeias podem ser uma boa solução, dependendo do tipo de armários que cada um tem no quarto dos mais pequenos. O importante é tornar a tarefa facilmente realizável, promovendo a responsabilidade de manter o seu espaço organizado e facilitando as rotinas diárias.

         

 

É igualmente importante verificar periodicamente o calçado para ver se está em condições e/ou se precisa de ser limpo. Uma vez por mês por exemplo, ver como está e verificar se ainda serve. Desta forma diminuímos calçado que já não precisamos e ganhamos espaço para colocar novo, evitando assim acumular. 

 

Autoria: Sandra Miranda - SM Organiza

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados