Os bons hábitos ganham-se em pequeninos. Aqui deixamos algumas dicas da Dra. Marta Simões no que respeita ao cuidado diário dos dentes dos pequenotes.
Não beber leite antes de dormir ou durante a noite
Os açúcares presentes no leite/papa ficam retidos nos dentes, criando o “ambiente ideal” para o desenvolvimento da cárie dentária. O ideal será remover este hábito após o primeiro ano de vida.
Ter atenção às chupetas e tetinas
Não é recomendado:
Colocar a chupeta na boca e depois oferecer ao filho;
Soprar a comida antes de a oferecer à criança.
Nós, adultos, temos uma colonização de microorganismos estabelecida na boca e os bebés ainda têm o sistema imunológico em formação.
Fazer a higiene oral dos pequenotes 2x ao dia
Mesmo antes da erupção dentária, podemos remover “placas de leite” que ficam nas gengivas com uma compressa embebida em soro fisiológico. Desta forma, criamos uma rotina saudável desde o início.
Quando nascerem os primeiros dentinhos, faça a higiene oral com uma escova macia e pasta com 1.000 ppm flúor.
Tente implementar a rotina dos 3B’s antes de dormir - brush, book, bed.
Introduzir o copo a partir do primeiro ano
Ensinar o seu filho a beber pelo copo em vez do biberão ajuda na prevenção da cárie dentária. Comece esta introdução com água por volta dos 12 meses. Deixe de lado os copos com palhinha ou tetinas.
Não oferecer bebidas açucaradas
Sumos de fruta, bebidas com gás e bebidas com açúcares adicionados não devem ser oferecidos antes dos 5 anos.
Limitar a ingestão de doces e frutas de pacote
Alimentos pegajosos como bolachas, gomas, caramelos e pastilhas ficam agarrados nos dentes aumentando assim o risco de desenvolver cárie dentária. Limite o seu consumo (1x por semana por exemplo) e nunca se esqueça de lavar os dentes da criança.
Fazer da água a primeira escolha da família
A água é a melhor bebida que podemos consumir. A água contém flúor, ajudando no fortalecimento do esmalte dentário e, por isso, é a bebida mais saudável que podemos oferecer aos nossos dentes.