O gosto pela prática de atividades, sejam elas de que âmbito forem, começa-se a ganhar desde pequenino. E a prática de desporto é um exemplo disso.
Estimular exercícios físicos na infância e na adolescência ajuda no combate à obesidade para toda a vida. Isto porque, para além de contribuir para uma vida mais ativa durante esta fase, a tendência é que as crianças que pratiquem desporto adotem este hábito também na fase adulta.
Mas para além do benefício óbvio do combate à obesidade, a prática de exercício físico na infância tem outros tantos benefícios não menos importantes:
1. Promove a disciplina
A prática desportiva visa desenvolver o potencial psicomotor, sendo também um fator de sociabilização, através do convívio e do trabalho em equipa. Uma vez que existem regras e as crianças aprendem a respeitá-las, a prática acaba por promover desta forma a disciplina.
2. Deixa as crianças mais saudáveis
Para além dos benefícios físicos (prevenção da obesidade e doenças cardiovasculares, fortalecimento de músculos, ossos e articulações) possibilita modular comportamentos, promovendo os adequados e inibindo os indesejados.
3. Ensina a lidar com diferentes emoções
O desporto proporciona uma série de situações e vivências, levando a criança a experienciar várias emoções e a aprender a lidar com elas. Além disso, possui uma faceta lúdica muito forte.
4. Reduz a ansiedade
O desporto ajuda a desacelerar o ritmo nas crianças agitadas, fazendo com que se sintam mais tranquilas e durmam melhor. Por outro lado, como há regras a que têm de se submeter sem contestar, permite-lhes aprender a controlar a ansiedade e a impulsividade.
5. Aumenta a autoestima
Em crianças com desempenhos escolares médios, o desporto pode ser um ótimo instrumento de valorização e reconhecimento pessoal, contribuindo em muito para a autoestima.
O papel dos pais e da escola é muito importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, ao contribuir para uma melhor qualidade de vida e ao evitar o aparecimento de doenças futuras.
É importante as crianças sentirem o apoio dos pais e irmãos enquanto se dedicam a determinada atividade física, seja ela qual for.

A interação entre pais e filhos durante a prática de desporto melhora a relação de confiança e empatia emocional, ajudando desta maneira a tornar a criança mais autónoma, sociável, responsável e confiante.
Eis alguns exemplos de atividades nas quais crianças e adultos podem e devem interagir:
-
Jogar futebol ou andar de bicicleta;
-
Programar um dia entre família e amigos ao ar livre;
-
Uma simples caminhada é ótima para descontrair, conviver e conversar;
-
Para os mais pequeninos, existem várias brincadeiras que podem fazer, como por exemplo, saltar à corda, jogar ao berlinde ou brincar às escondidas.

Existem muitas outras formas de promover a prática de atividade física entre as crianças e os adultos.
E como pais é da nossa responsabilidade criar e estimular essa prática!