Ansiedade infantil e os seus sinais

Ansiedade infantil e os seus sinais

Ansiedade infantil e os seus sinais

A Psicóloga Sónia Sá contextualiza este tema com a seguinte frase: “A maioria dos adultos já ouviu falar de Ansiedade, sabe o que é, já sentiu ou conhece alguém que sofre ou sofreu da mesma num determinado período da sua vida ou, até, no seu dia-a-dia. É verdade, também, que há adultos que apesar de conhecerem o conceito, não sabem identificar os seus sinais.”.


A ansiedade é uma emoção que muitos jovens e adultos estão consciencializados para o seu problema e o quanto ela interfere no quotidiano de cada um de nós. 

No entanto,  as crianças não sabem identificar esta emoção e perturbações ansiosas são muito frequentes na infância. Segundo a  Psicóloga Sónia Sá confirma isto e afirma que “As crianças (...) não têm, ainda, a linguagem emocional desenvolvida para dizer “Mãe/Pai, hoje estou a sentir-me ansioso!”, em vez disso, dão-nos sinais de que algo não está bem com elas. Podem dizer-nos que estão maldispostas ou que lhes dói a barriga, por exemplo.”.


Sempre que o nosso filho/a ou sobrinho/a nos dá sinais de que não está bem, como pais e familiares mais próximos gostamos de perceber o que se passa e o porquê de a criança não estar bem. Desta forma, a psicóloga indica-nos uma forma de conseguirmos perceber o que se passa e de ficarmos atentos a vários sinais: “se eles não nos dizem directamente o que sentem, muitas vezes, temos de explorar a nossa sensibilidade e olhar de forma mais atenta para aquilo que não está a ser dito.”.


A psicóloga salienta também que a ansiedade pode aparecer principalmente “num momento como este em que tanta coisa nas suas vidas mudou e elas têm perguntas e dificuldade em compreender o que se passa no Mundo e, muitas vezes, até imitando o comportamento dos adultos.”.


Como podemos verificar, a ansiedade nas crianças é uma emoção que é frequente, especialmente na infância. Para percebermos se alguma criança sofre com a ansiedade existem alguns sinais comuns que devemos dar atenção pois a “ansiedade numa criança pode manifestar-se sob diferentes formas: emocionais, comportamentais, físicos e mentais.”.


Os sinais que a Psicóloga Sónia Sá menciona são:

  • Nervosismo / agitação / dificuldade em acalmar-se
  • Dificuldade em dormir
  • Agressividade 
  • Roer as unhas
  • Perfeccionismo
  • Dificuldade em lidar com a opinião dos outros em relação a si mesmas
  • Preocupações constantes

Terminamos com uma frase de conclusão e alerta por parte da psicóloga: 

“É imprescindível alertar para o facto de um comportamento, repetido ou não, não é indicador de um diagnóstico, até porque existem manifestações saudáveis de ansiedade.  Caso exista, no entanto, essa dúvida, é importante consultar um especialista.”.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados