Prevenção da obesidade infantil

Prevenção da obesidade infantil

Prevenção da obesidade infantil

A alimentação saudável na infância é de extrema importância para o desenvolvimento normal das crianças, pois desempenha um papel fundamental na sua saúde e bem-estar.

É através de uma alimentação saudável e equilibrada  que a criança consegue crescer e desenvolver-se física e intelectualmente.

Com a adequada ingestão de nutrientes a criança consegue ter maior resistência às doenças, aumentar a sua massa magra e desenvolver os seus músculos.

Além disso, alimentos diversificados são responsáveis pela formação de bons hábitos alimentares, que serão adotados ao longo da vida e garantirão longevidade e qualidade de vida.

 

Seguem 5 dicas para promover um estilo de vida saudável em família 

 

1. Oferecer uma alimentação saudável e equilibrada: os pais devem estimular os filhos a seguirem uma dieta variada, balanceada em macro e micronutrientes e apropriada para sua idade, evitando: alimentos gordurosos, açucarados, ricos em sódio e processados.

 

 

 

 

 

2. Promover atividades físicas: as crianças devem ser incentivadas a praticar desporto ou mesmo brincadeiras que gastem energia em casa ou em parques.

Deste modo, não ficam tão tentadas a passar horas em frente à televisão ou outras tecnologias.

 

 

 

 

 

  

3. Limitar o consumo de bebidas açucaradas: os refrigerantes, chás açucarados e sumos concentrados contêm altos níveis de açúcar.
Incentive os  seus filhos a optar por água!

 

 

 

 

 

 

 

4. Praticar hábitos saudáveis: é importante realizar refeições à mesa, em família, onde os filhos observam os hábitos alimentares dos pais.

O bom exemplo é fundamental! 

Ensinar as crianças a comer devagar e a mastigar bem os alimentos também é um ponto muito importante e que ajuda a prevenir a obesidade.

Também é importante falarem a respeito de quantidades e porções.

 

 

5. Discutir sobre o assunto frequentemente: os pais devem manter um diálogo aberto com seus filhos sobre os hábitos alimentares e as consequências do excesso de peso ou da obesidade.

 

 

 

 

Autoria: Drª Daniela Amaral 

Pediatra Geral e Endocrinologista Pediátrica

 

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados