Regresso às aulas

Regresso às aulas

Regresso às aulas

 

 

           As férias chegaram ao fim...

 

 

Voltar às aulas depois de tantos meses sem horários, sem rotinas e sem tantas regras pode ser difícil e causar alguma ansiedade nervosismo e cansaço.

Cada criança é uma criança e recebe o novo ano letivo de uma maneira diferente. Tente antecipar os fatores que causam tensão ao seu filho e prevenir que aconteçam, quando possível.

Existem também algumas medidas que podemos tomar para minimizar o stress e ajudar a organizar o regresso, que vamos ver de seguida.

Não se esqueçam que uma boa dose de empatia, amor e paciência ajudam muito!

 

Dicas:

1|

Uma semana antes do início das aulas, comece gradualmente a deitar os seus filhos mais cedo e a acordar também cada vez mais cedo até chegar ao horário “final”, para que não seja uma mudança tão radical e ele não vá cheio de sono para a escola. 

 

 

2|

Passados os eventuais excessos alimentares das férias de verão, retome hábitos saudáveis, e inclua alimentos com alto valor nutritivo na alimentação do seu filho. Converse com ele sobre a alimentação em tempo escolar: programe pequenos almoços e lanches saudáveis e equilibrados para levar de casa. 

 

 3|

Nas semanas anteriores ao início das aulas, faça com o seu filho a compra do material escolar, escolhendo estojo, mochila, cadernos, etc. É uma atividade prazerosamente para fazer em família e que já prepara a criança psicologicamente para o que está para vir.


 

 

4|

Criem um calendário onde irão constar todas as atividades das crianças: horário escolar, atividades extra curriculares , tempo para estudar para brincar e descansar!

Combinem também as regras sobre o tempo de utilização de écrans..



 

 

5|

Em casa criem um espaço dedicado ao estudo, sem elementos que gerem distrações e combinem maneiras de o manter sempre organizado.

 

 

 

BOM ANO LETIVO PARA TODOS!

 

Autoria: Dra. Daniela Amaral 

Pediatra Geral e Endocrinologista Pediátrica

   

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados