A brincar também se aprende

A brincar também se aprende

A brincar também se aprende

l
A Gymboree considera que “O acto de brincar é um momento muito benéfico para o desenvolvimento global da criança, nomeadamente das capacidades físicas e sociais.”.
Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de se relacionar com os outros. 
Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 
 
Existem várias técnicas que ajudam a criança a desenvolver-se mais facilmente e uma das mais usadas é a música, pelos conhecidos benefícios que têm para o crescimento da criança. 
Segundo Gymboree, as crianças vão “(...) desenvolvendo progressivamente representações mentais das músicas, bem como das várias brincadeiras ou jogos desenvolvidos.”.
Ou seja, os mais pequenos vão associando cada aprendizagem a um momento da melodia. É, por isso que nos primeiros anos de escolaridade se ensina jogos, o abecedário, a numeração, entre outras atividades por meio de canções.
 
A aprendizagem a brincar é notável, porém é importante referir “que os pais ou outro familiar próximo da criança constituem um modelo para ela.”.
Como indica Gymboree, “Verifica-se muitas vezes que os bebés observam atentamente a expressão facial ou a linguagem corporal dos adultos para saberem se algo é divertido ou seguro. Através deste processo de observação social as crianças vão adquirindo aprendizagens que irão ser fundamentais para o desenvolvimento futuro da criança.”.
É, por isso, que as aulas no Gymboree valorizam tanto a presença dos pais e das crianças, pois acreditam que juntos podem obter resultados incríveis e surpreendentes.
 

Podemos concluir que através das brincadeiras a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Mas é sobretudo pelos role models que adquirem pilares fundamentais para o desenvolvimento social. 

Artigo desenvolvido pela Gymboree Play&Music

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados