Origem das tradições
A palavra Advento faz referência à chegada de algo ou de alguém, um momento de preparação. Foi surgindo até aos dias de hoje uma tradição de reunião familiar em torno da expectativa pela chegada do Natal, de dia 1 a dia 24 de Dezembro, em antecipação ao dia mais mágico e esperado do ano. O objetivo é realizar pequenos atos, rituais e atividades que estreitem os laços e celebrem o amor e a gratidão.
De há uns anos para cá, começaram a aparecer nas lojas de decoração e supermercados Calendários do Advento para o Natal, geralmente com um chocolate dentro de cada janelinha.
Certas tradições marcam a época e atravessam gerações. Sabem o que é o calendário do advento e como ele surgiu?
O Calendário do Advento é uma das memórias que muitos de nós guardamos dos tempos de criança. Aqueles 24 dias antes do Natal eram sempre bem docinhos, com passe-livre para um chocolate que ajudava na contagem decrescente. Quem diria que esta tradição já é bem antiga?
A história do calendário do advento começou no século XIX, na Alemanha, como uma tradição protestante da altura do Natal. Até ao século XVI, as crianças recebiam os seus presentes no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). No entanto, o reformador da Igreja Católica, Martinho Lutero, figura central da Reforma Protestante, rejeitava a veneração de santos e mudou a tradição. A partir daí a troca de presentes passou a ser no Natal.
Passou então a criar-se a expectativa até ao dia 25, através do
Adventskalender - o famoso Calendário do Advento.
As famílias católicas acabaram também mais tarde por adoptar o Adventskalender e a tradição espalhou-se por toda a Alemanha e depois pelos restantes países.
Tendo muitos formatos, tradições e rituais diferentes que se foram transformando ao longo dos anos, sendo uma delas acender uma vela em cada semana até ao dia de Natal, estima-se que terá sido em 1920 que terá surgido o primeiro calendário do Advento com as pequenas janelas que todos conhecemos.
Atualmente, há Calendários do Advento para todos os gostos – todos os anos são reinventados por diversas marcas, com perfumes, vinho, jóias, cosméticos, rifas da lotaria e até peças de roupa. Muitos também são feitos em casa e personalizados de acordo com o gosto de cada família.
Em algumas cidades alemãs, a tradição é tão forte que os Adventskalender têm tamanhos gigantes!
O mais famoso é no centro de Leipzig. Mede 857 metros quadrados e todos os dias, às 16 horas, de 1 a 24 de dezembro, abre-se uma janela, onde aparecem motivos de Natal. Atualmente existem outros como o edifício da Câmara Municipal de Gengenbach, no Sul da Alemanha, que em 2021 foi considerado o maior do mundo.
Curioso, não é? Realmente há tradições que merecem ser conhecidas. Não admira que a Alemanha, repleta de tradições, Mercados de Natal e Calendários do Advento, seja um destino muito concorrido nesta altura do ano!
E que tal criarem as vossas próprias tradições de família para o Advento deste ano? Irão certamente criar memórias impossíveis de esquecer e que toda a família quererá repetir todos os anos!
Preparados para a contagem decrescente?