Criar uma criança é fácil, mas educar pode ser um desafio.

Criar uma criança é fácil, mas educar pode ser um desafio.

Criar uma criança é fácil, mas educar pode ser um desafio.

De forma geral, criar uma criança é algo que qualquer pessoa adulta e responsável estará à altura para fazer, através do acompanhamento de todas as necessidades básicas da criança, tais como alimentação, acompanhamento à  escola, compra de bens essenciais, entre outras. No entanto, educar e criar são coisas bem distintas e, por isso, é importante dar dicas e conselhos aos pais para que as crianças cresçam saudáveis e felizes.


A Psicóloga Sónia Sá apoia-se num estudo realizado por pediatras e investigadores da Universidade Notre Dame para nos explicar como criar uma criança.

A Psicóloga afirma que “Para dar ferramentas aos pais para as crianças crescerem saudáveis e felizes, pediatras e investigadores da Universidade Notre Dame, encetaram um estudo sobre como educar e os resultados revelam que o melhor é o mais simples e conduzem a um regresso às origens.”. 


Tendo em conta este contexto a Psicóloga Sónia Sá destaca que “O desenvolvimento emocional é estimulado passando tempo com a criança, lendo-lhe um livro, encorajando a imaginação ou preparando em conjunto a refeição que irão degustar em família.”, onde ainda acrescenta que “A criatividade e resiliência surgem quando a agenda não está demasiado preenchida.”. Podemos concluir que e, segundo a psicóloga, “Os “tempos mortos” permitem descobrir novas formas de se distrair. É assim, também, que a desenvoltura e a independência florescem.”.


Para responder à pergunta “Como criar uma criança” a Psicóloga Sónia Sá ainda toca em temas como a saúde física e o desenvolvimento motor afirmando que as crianças “beneficiam com a actividade física, andar ao ar livre, ter contacto com a natureza.” e no campo da alimentação, confirmando a importância de uma rotina alimentar saudável. Citando a psicóloga, “é importante uma dieta equilibrada e substituir sumos empacotados por água pois ajuda na hidratação e redução do açúcar, melhorando os níveis energéticos do corpo e a concentração.”.

Por fim, destacando ainda que “Desligar é ligar: Os benefícios de menos tempo frente a ecrãs existem: a qualidade de sono melhora e a estimulação social da criança aumenta.”. A psicóloga destaca, ainda, uma característica deste estudo sobre este ponto: Isto é mais pertinente pois neste estudo as crianças passavam mais tempo a interagir com aparelhos do que com os pais e já existem dados concretos de que este tipo de actividade está associada a uma saúde mental mais precária e a níveis menores de felicidade e auto-estima. 


Damos destaque a esta frase da psicóloga: "Uma criança que passa tempo de qualidade em relação sente-se amada, protegida e desenvolve-se de forma positiva.”


Em suma, neste texto de opinião da Psicóloga Sónia Sá, podemos concluir alguns pontos importantes de como criar uma criança:

  1. É imprescindível passar tempo com a criança
  2. Atividades de lazer com livros e sem recurso à tecnologia são as mais importantes
  3. Os “tempos mortos” nas crianças permite-lhes explorar a criatividade e fortalecer a resiliência
  4. Atividade ao ar livre e em contacto com a natureza são uma das boas práticas nesta fase de desenvolvimento
  5. Educar a criança para uma alimentação saudável é um passo importante e marcante no futuro da criança

Terminamos, com uma frase destacada pela Psicóloga Sónia Sá que resume e responde à questão de “Como criar uma Criança”: 

A ligação verdadeira é estabelecida em relação.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados