Para um Natal mais sustentável
O Natal é a época dos presentes, da partilha, das guloseimas, da alegria, das luzes e do tempo em família! No entanto, também é nesta altura em que é gerado muito desperdício, lixo em excesso e falta de cuidado na hora de o separar.
Porque todos temos o dever de nos preocupar com o nosso futuro e com o futuro das nossas crianças, para que possam viver muitos Natais felizes, queremos contribuir todos os dias para um planeta mais sustentável e equilibrado através de pequenos gestos que fazem uma grande diferença!
Sabemos que o maior desperdício surge na altura de tratar dos presentes, e por isso deixamos algumas dicas simples, mas muito eficazes que irão ajudar a reduzir ao máximo o desperdício e até mesmo poupar algum dinheiro!
Reutilizar
A regra mais importante: aproveitar tudo o que já temos em casa! Não há forma mais ecológica de embrulhar um presente do que usar materiais que já temos em casa de anos anteriores, veja bem se não tem nenhum papel, saco, laço ou fita aí por casa. Vai ver que conseguirá poupar bastante e não vai precisar logo de ir a correr comprar coisas novas!
Como papel de embrulho pode sempre aproveitar mapas velhos, folhas de jornal ou revista, papel kraft entre outros que possam andar aí por casa. Vão ficar super originais!
Utilizar materiais mais amigos do ambiente
Caso precise mesmo de comprar algum tipo de material como papel de embrulho ou fita cola, opte por materiais mais simples e fáceis de reciclar, por exemplo se comprar fita cola de papel será mais fácil descartar os embrulhos rasgados para o ecoponto azul, além de não gerar tanto desperdício plástico.
Usar materiais diferentes e reutilizáveis
E que tal usar outros materiais para fazer aquele embrulho especial? Um saquinho ou um pedaço de tecido por exemplo são uma ótima opção que podem depois ser reutilizados e não haverá necessidade de criar tanto lixo. Veja se não tem por aí lençóis velhos, panos, toalhas de mesa, guardanapos de tecido ou outros tecidos que pode aproveitar. Para decorar os presentes pode também usar materiais naturais como folhas, ramos, rodelas de fruta desidratada, paus de canela, etc. Nada como ir dar um passeio ao parque mais próximo para encontrar "materiais" super giros! Dê largas à imaginação!
Aproveitar e depois separar
E que tal aproveitar os papéis de embrulho, fitas e laços usados para uma sessão de artes manuais? Antes de deitar fora veja se é possível utilizar para uma tarde de recortes, colagens e muita criatividade! Os miúdos têm imensa imaginação e temos a certeza que irão conseguir transformar algo que seria "lixo", numa obra de arte única!
Caso não seja possível reaproveitar, tenha o cuidado de separar os vários materiais e colocá-los nos respetivos contentores. Espalme e acondicione bem todas as embalagens para que não ocupem tanto espaço.
Dica extra: pode também usar a sua imaginação e criar as suas próprias prendas feitas por si como uma vela ou uns biscoitos. Terão um significado especial pois demonstram dedicação e carinho à pessoa a quem oferece. O mais importante não é o valor monetário do presente, mas sim o amor que colocamos nele!
Aproveite e compre Presentes de Natal diferentes na Pés de Cereja! Pode aproveitar a caixa dos sapatos ou ténis para outro embrulho ou para guardar objetos pequenos ou brinquedos.
FELIZ NATAL!