O meu filho tem piolhos! E agora?
O meu filho tem piolhos! E agora?
Quantos pais podem afirmar que os seus filhos nunca tiveram piolhos?
Quem já passou por este grave problema sabe o quão difícil é acabar com esta “praga”.
O que é que isto da Pediculose?
A pediculose é um importante problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar da natureza primitiva dos piolhos, é muito difícil erradicá-los e a reinfestação é bastante comum.
Os Piolhos (Pediculus Humanus Capitis) são pequenos insetos parasitas que medem entre 1 e 3,5 mm.
Os Piolhos vivem aproximadamente 30 dias e alimentam-se exclusivamente do sangue humano várias vezes ao dia, pondo de 5 a 10 ovos por dia, entre 150 e 300 ovos por mês.
Ao longo dos últimos anos, os piolhos foram sofrendo mutações principalmente devido ao uso repetido de produtos com químicos, nomeadamente champôs anti piolhos.
Desde os anos 80, estudos mostram que esses produtos têm eficácia inferior a 50%, assim como efeitos colaterais severos, sendo os mais comuns a irritação da pele e as alergias resultantes da exposição do couro cabeludo aos químicos.
Os piolhos não saltam nem voam, mas movem-se com facilidade e rapidez pelo cabelo, de uma cabeça para a outra, especialmente quando este se encontra seco.
Os Piolhos, no seu ciclo de vida, passam por três fases: ovo, ninfa e piolho adulto.
Os ovos dos piolhos fêmeas são chamados de lêndeas, embora muitas pessoas se refiram às lêndeas como “cascas vazias” deixadas por um piolho após a sua eclosão.
O piolho tem seis garras que lhe permitem rastejar entre mechas de cabelo.
Passam dessa forma, com facilidade, de uma cabeça para outra e por isso o contato direto é a principal forma de os piolhos se espalharem entre as pessoas.
Os piolhos são espalhados pelo contato direto, pois são insetos anopluros, sem asas que carecem de metamorfose e que vivem como ectoparasitas; alimentam-se exclusivamente do sangue humano, que obtêm graças a uma boca do tipo picador.
Uma infestação de piolhos ocorre quando um piolho adulto, fêmea, chega a uma nova cabeça e põe ovos. Quando esses ovos eclodem, os piolhos provavelmente ficarão na cabeça durante todo o ciclo da sua vida.
Os piolhos reproduzem-se rapidamente; cada fêmea pode pôr entre 5 a 10 ovos (lêndeas) por dia.
Um ovo (lêndea) demora cerca de 7 a 10 dias a eclodir e a larva (ninfa) se desenvolver.
A ninfa é um piolho "bebé" que se parece com um piolho adulto, mas é menor em tamanho e quase transparente.
Eles alimentam-se, igualmente do sangue assim como o piolho adulto, de modo que produzem os mesmos sintomas de comichão.
Os piolhos infestam principalmente o couro cabeludo e cabelos sendo que os pequenos ovos podem ser confundidos com flocos de caspa ou dermatite, e permanecem firmemente presos (colados) á raiz do cabelo.
Os piolhos espalham-se facilmente, particularmente entre as crianças em idade escolar, embora seja muito comum os pais serem também infestados, devido ao contato de grande proximidade com os filhos.
Ultimamente os casos de pediculose ocorrem, também, muito entre adolescentes e jovens estudantes universitários como consequência das nossas mudanças de hábitos (uso de dispositivos eletrónicos e smartphones para tirar fotos/selfies).
O que são lêndeas?
Ovos do Piolho (lêndeas): Embora sejam tradicionalmente chamadas de lêndeas os ovos de piolhos, são cápsulas ovais com tampa, que eclodem em 7 a 10 dias, liberando ninfas (piolhos bebés).
As lêndeas são os ovos de piolhos vazios, que as fêmeas depositam na raiz e permanecem firmemente ligados ao cabelo por uma substância adesiva (cola), comumente chamado de cimento, insolúvel em água.
O calor e a humidade do nosso couro cabeludo produzem a incubação. As lêndeas (vazias ou mortas) são brancas e estão localizadas mais longe da raiz do fio de cabelo.
A distância entre as lêndeas e o couro cabeludo pode ser um indicador do tempo que tem a infestação e a viabilidade do ovo (se ele é embrionário ou vazio).
E Ninfas? O que são?
A larva deixa o ovo e torna-se num pequeno piolho chamado ninfa.
As ninfas amadurecem e tornam-se adultas em cerca de 15 dias após a eclosão do ovo.
Para sobreviver, a ninfa alimenta-se do sangue Humano.
A ninfa não é contagiosa.
A ninfa não se reproduzirá até atingir a idade adulta.
Quais os sintomas causados por uma infestação?
O principal sintoma da pediculose é a comichão no couro cabeludo, causado pela irritação da saliva do piolho que contém uma substância anticoagulante e altamente irritante que o inseto deposita na pequena ferida da picada.
A irritação pode ser de tal forma intensa, ao ponto de causar escoriações na pele ou na mucosa, eczema e superinfeção bacteriana secundária, com poliadenopatias cervicais e occipitais regionais.
Principais danos causados por uma infestação:
- Comichão intensa no couro cabeludo.
- Irritabilidade e dificuldade para dormir; os piolhos são mais ativos no escuro.
- Irritação, pequenos inchaços vermelhos no couro cabeludo, pescoço e ombros.
- Pequenas manchas douradas (ovos ou lêndeas) perto da raiz de cada cabelo que são difíceis de remover.
- Uma sensação de formigueiro, “algo que se move no cabelo”.
- Lesões no couro cabeludo causadas por arranhões, que podem evoluir para infeções.
Os locais mais frequentes e suscetíveis são as regiões retro auriculares, próximas à nuca e à coroa.
A infestação nada tema a ver com o comprimento do cabelo, frequência de lavagem, ou tipo de penteado.
Também nada tem a ver com o fator higiene; o piolho não distingue á priori, uma cabeça mais ou menos limpa.
Porque devemos dirigir-nos a uma clínica de Pediculose?
Os tratamentos químicos para combater a pediculose são agressivos, caros e requerem tempo que a maioria das famílias não têm, fazendo com que a sua eficácia seja muito baixa. Esta situação cria um alto nível de ansiedade no meio familiar, repercutindo-se diretamente nas crianças.
A Kids and Nits desenvolveu centros especializados para a solução deste problema, libertando os pais desta missão tediosa e quase impossível.
A KIDS AND NITS, tem centros especializados em remoção de piolhos e lêndeas!
É um tratamento 100% natural e 100% eficaz, recomendado para adultos e crianças a partir de 1 ano de idade.
Somos a única rede de clínicas com qualidade certificada, (AENOR E IQnet), assim como equipamentos exclusivos, homologados com a marca CE, para uso profissional no tratamento da Pediculose em seres humanos.
O que fazer quando é detetado um surto de Pediculose?
Os Pais, devem, assim que tenham conhecimento da existência de um surto de Pediculose no meio em que os seus filhos se movimentam, dirigir-se a uma das nossas clínicas e fazer diagnóstico.
O diagnóstico é gratuito e não carece de marcação.
Existem neste momento, de Norte a Sul do Pais, 25 clínicas Kids and Nits.
Para mais informações, sugerimos consulta do site: www.kidsandnits.pt.