NATAL: Expectativas e tradições familiares

NATAL: Expectativas e tradições familiares

NATAL: Expectativas e tradições familiares

Aproveita a magia desta época para criares ou dares continuidade às tuas tradições familiares e não te esqueças de manter este espírito durante todo o ano!  

 

A magia do Natal começa muito antes da noite do 24. Começa no momento de montar a árvore e as decorações natalícias e na escolha dos presentes pelos mais pequenos.

E esta magia não se resume apenas à parte mais materialista. Resume-se sobretudo a sentimentos, emoções e a momentos. Esta é, de facto, talvez a melhor altura do ano para desenvolver junto com as crianças a gratidão, a generosidade e a empatia, assim como competências de escolha, decisão e de resistência à frustração.

Isto porque da lista de presentes que os nossos filhos nos pedirem, provavelmente e por diversas razões (financeiras, consumismo desnecessário, etc) teremos de lhes pedir que reduzam a escolha deles a um ou a dois brinquedos que gostem mesmo muito. A seleção será difícil, mas escolher de entre os brinquedos de uma lista desenvolverá a capacidade de decisão e escolha dos nossos filhos e trabalhará a resistência deles à frustração.

Em contrapartida e para ajudar neste processo, podemos enfatizar as tradições familiares e a importância do tempo passado em família para que os nossos filhos possam perceber que o Natal é muito mais do que presentes. Até porque no momento, a troca de presentes é valorizada pelos mais pequenos, mas serão as lembranças emocionais da noite de Natal que mais tarde quando crescerem se irão recordar.

E por falar em recordações, qual é aquela coisa em especial que te lembras do Natal desde criança? Todos temos um momento especial que recordamos com carinho.

Desde ir ao musgo para montar um presépio, aos enfeites de chocolate na árvore de Natal ou então às travessuras noturnas e divertidas do elfo. Seja qual for a tradição e a herança transmitida de geração em geração, serão estes pequenos momentos que ficarão gravados na memória para toda a vida e vão influenciar o modo como se vive esta época natalícia na vida adulta. As tradições revelam muito sobre a natureza e cultura familiar e proporcionam à criança um sentimento de pertença, segurança e estabilidade.

Se não trazes contigo nenhuma tradição em específico, podes criar as tuas próprias com os teus filhos e começar a construir as tuas memórias de família.

Aproveita a magia desta época para criares ou dares continuidade às tuas tradições familiares e não te esqueças de manter este espírito durante todo o ano! ✨💖

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados