Vamos comemorar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa?

Vamos comemorar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa?

Vamos comemorar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa?

Hoje, dia 15 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, sabiam?

É uma data muito importante que destaca o compromisso que todos os pequeninos e graúdos deveriam ter com a inclusão social. 

Mais uma vez quisemos assinalar esta data dando algumas dicas de como pode ensinar Língua Gestual aos seus pequeninos lá de casa. 


  • Comece pelo básico: Ensine às crianças como soletrar o seu nome. É uma introdução muito divertida à Língua Gestual. 

 

  • Recursos online: Procure vídeos disponíveis na Internet para aprender gestos básicos. Existem imensos no Youtube! 

 

  • Livros e histórias em Língua Gestual Portuguesa: Procure livros infantis que incluam a tradução em Língua Gestual Portuguesa. Isso permite que as crianças se familiarizem com a língua de maneira lúdica, divertida e ainda passem um bom momento em família. 

 

  • Procure interagir com a Comunidade Surda: Participar em eventos da sua cidade ou grupos onde a Língua Gestual Portuguesa é usada é uma maneira poderosa de aprender. As crianças podem conhecer e interagir com membros da comunidade surda, o que enriquece a experiência de aprendizagem. 

 

  • Incentivar a paciência e respeito: Ensine às crianças a importância de serem pacientes e respeitosas ao interagir com pessoas surdas. A empatia e o respeito são fundamentais para a comunicação eficaz.

 

 

Ao adotar estas dicas na educação das crianças, estamos a dar passos importantes na direção da inclusão e acessibilidade. Acreditamos que a inclusão começa cedo e que, ao promover a compreensão e respeito pela diversidade linguística, estamos a construir um futuro mais inclusivo e acessível para todos.

Junte-se a nós nesta jornada de inclusão! Celebre o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa e aprenda alguns gestos na nossa página de Instagram.

 

Artigo by a.carlota.lota

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados