Muitas vezes perguntamo-nos: ler/ver livros com um bebé faz sentido? Se sim, desde quando?
A resposta é simples: desde sempre, desde que nasce!
Em qualquer idade, os livros são fundamentais para o crescimento de uma criança.
Enquanto seres humanos, lemos desde que nascemos: quando observamos, quando imitamos os nossos pares, quando vemos imagens, letras ou números. Estamos sempre a ler!
A etapa entre os 0 e os 6 anos é fundamental para o crescimento e para as aprendizagens ao longo da vida. Com os livros, trabalhamos diversas áreas de desenvolvimento: sensorial, motora, cognitiva, social/emocional e da linguagem.
Eis algumas dicas sobre a importância dos livros e da leitura como rotina no desenvolvimento infantil entre os 0 e os 6 anos.
0-2 anos
Desenvolvimento da linguagem oral e das suas perspetivas: pegar no livro, apontar, nomear em voz alta, repetir. Estas atividades vão permitir à criança, seja qual for a sua fase de desenvolvimento, mas em especial a um bebé, fazer escuta ativa e construir significados, ligar-se afetivamente ao objeto livro e ao adulto que o manipula, começar a perceber e a diferenciar vários níveis de leitura: imagens, símbolos, grafia… Ao fazê-lo desde sempre, estamos a criar leitores!
EDICARE BEBÉ - LIVRO ACORDEÃO JARDIM
OLHA, OLHA! SAVANA - LIVRO DE PANO (edicare.pt)
CAIXA DOS TESOUROS - NATUREZA (edicare.pt)
A partir dos 2 anos
A comunicação – não-verbal e verbal – começa a estruturar-se e os livros que apresentam uma narrativa simples, ligada ao quotidiano e com elementos interativos são excelentes parceiros para trabalhar o desenvolvimento dessas competências.
Para facilitar, o adulto pode e deve começar por ler o texto, mas parar em cada dupla página para observar e nomear o que está a ver, iniciando um diálogo com a criança.
EU TAMBÉM (edicare.pt)
UM ABRAÇO... (edicare.pt)
NINO VISITA OS AVÓS (edicare.pt)
Pré-escolar
É certo que a curiosidade de uma criança é inata e natural! A partir do momento em que a sua linguagem verbal está cimentada, essa curiosidade torna-se ainda mais evidente. O adulto pode explorá-la através da utilização de livros de não-ficção, com perguntas e respostas, por exemplo.
Temos muitas vezes a ideia de que ver um livro de não-ficção é uma tarefa diurna, mas são excelentes para a rotina ao deitar: incentivam o diálogo, o que faz com que a criança se sinta ouvida e em total conexão com o adulto, logo, mais segura antes de dormir; permitem que a criança possa escolher o tema que vão ler/abordar nessa noite, dando-lhes autonomia e poder de decisão; abrem a porta à criança sobre o que será uma prática de aprendizagem escolar - questionar, consultar, compreender e concluir.
A QUINTA (edicare.pt)
PRIMEIRO DIZ- ME - DINOSSAUROS (edicare.pt)
O MAR (edicare.pt)
Artigo by Edicare Editora